Retiro e Prática
de Oito Preceitos

 

“Os fundamentos do incomparável despertar são os preceitos dos quais surgem todas as virtudes!”.

 

No feriado prolongado de Carnaval o Templo realizará o “Retiro de Preceitos” para que leigos possam ter a oportunidade de cultivar as causas do desenvolvimento da concentração meditativa e da sabedoria, visando também à aspiração da mente do despertar (bodhichitta) por meio da participação das cerimônias, meditações e as aulas.

 

Preceitos são princípios fundamentais para a obtenção de méritos e aprofundamento da concentração meditativa e sabedoria, por isso, antes de seu parinirvana o Buda deixou como legado aos seus discípulos o seguinte ensinamento: “Tenham os preceitos por seu mestre!”.

 

Quando observamos os “Oito Preceitos”, pelo período de um dia e uma noite, temos todos a possibilidade de plantar as sementes transcendentais de nossa própria libertação ao vivenciarmos a pureza e a simplicidade da vida monástica.

 

Pedimos a todos os que forem participar
que atentem para os seguintes detalhes:

 

1. Uma foto 3x4 recente

 

2. Vestimenta: é obrigatório o uso de calça de moletom, ou outro tecido leve e confortável não justo ao corpo nas cores preta ou azul escuro, camiseta chan (a ser adquirida com antecedência no Templo, ao custo de R$ 40,00), meias brancas e tênis.

 

3. Deve-se adquirir previamente no Templo o seu próprio Hai Qing (veste monástica preta) cujo custo é de R$ 200,00. No caso do participante não poder adquirir sua própria veste, voluntários do Templo subsidiarão o empréstimo de Hai Quing que deverão ser devolvidos ao Templo no final do Retiro.

 

4. Aos que já fizeram Profissão de Cinco Preceitos, por favor, não esqueçam de trazer o Hai Qing (veste monástica preta) e o Man Yi (manto religioso marrom). Se tiverem

participado apenas da Cerimônia de Refúgio, trazer apenas o Hai Qing.

 

5. Trazer toalha de banho, itens de higiene pessoal (sabonetes, barbeadores, pasta de dentes, escovas e shampoo), roupas íntimas e camiseta de malha cor branca.

 

6. Não será permitido o uso de joias, perfumes, cosméticos, nem mesmo esmaltes transparentes, além de aparelhos eletrônicos e celulares.

 

7. Trazer seu próprio copo plástico- etiquetado com seu nome (não pode ser copo descartável). O templo não disponibilizará copos descartáveis para preservarmos o meio ambiente.

 

8. Trazer seu próprio caderno e caneta.

 

9. Todas as refeições serão estritamente vegetarianas, sendo que a da noite não será sólida, isto é, no horário do jantar será servido apenas alimento líquido dentro da tradição de se jejuar à tarde e à noite.

 

10. Importante: se o participante faz uso de medicamentos, não esquecer de trazê-los,seguindo a orientação médica.

 

 

Os Oito Preceitos:

 

  1. Não matar (respeitar a vida, até da mais indefesa criatura).
  2. Não roubar (não nos apossarmos de nada que não nos tenha sido dado).
  3. Abster-se de qualquer atividade sexual em todo o período do retiro.
  4. Não mentir, não caluniar, não falar irrefletidamente, não fingir e não enganar.
  5. Não usar substâncias entorpecedoras, que perturbem a serenidade da mente, tais como álcool, fumo, drogas, etc.
  6. Não usar perfumes, joias ou cosméticos nem distrair-se com qualquer diversão.
  7. Não se deitar ou se recostar em assentos e camas luxuosos.
  8. Não fazer nenhuma refeição sólida depois do almoço (jejuar durante a tarde e a noite).

 

 

Informações Importantes:

 

  1. Não é permitida a participação apenas de alguns dos dias do retiro, o inscrito deve se programar para participar no período integral. Tendo em mente que, sendo as vagas limitadas, uma eventual desistência, tiraria a oportunidade de outra pessoa;
     
  2. Em todas as refeições, é necessário o deslocamento dos participantes do local de prática até o templo principal, totalizando aproximadamente 06 km de caminhada por dia. Portanto, todos devem ter ciência e estarem aptos para esta necessidade;
     
  3. Trazer toalha de banho, copo plástico rígido, itens de higiene pessoal (incluindo escova de dente, sabonetes, creme dental, secador de cabelo, Shampoo, repelente), roupas íntimas, agasalho (caso se faça necessário) para uso sob o uniforme, tênis (não serão permitidas sandálias, Crocs ou chinelos) e meias brancas (Recomendamos que tragam 02 pares de tênis, caso um venha a molhar);
     
  4. Trazer medicamento de uso contínuo e habitual;
     
  5. O templo disponibilizará uniforme para uso durante o retiro, devendo ser devolvido ao término;
     
  6. Não será permitido o uso de perfumes, cosméticos, câmeras fotográficas, gravadores, celulares, bem como livros e/ou quaisquer aparelhos eletrônicos - sob pena de exclusão da prática. Os pertences de valor deverão ser guardados com a Organização e serão devolvidos no final do retiro;
     
  7. É proibido fumar nas dependências internas e externas do templo;
     
  8. O templo dispõe de estacionamento gratuito e telefones públicos (somente para emergências);
     
  9. Todas as refeições são estritamente ovo-lacto vegetarianas;
     
  10. Durante a prática, são feitas tomadas de imagens (fotos ou vídeos) para fins institucionais. O participante declara desde já estar ciente e autoriza o Templo a fotografá-lo(a) e/ou filmá-lo(a).
     
  11. Havendo quebra do Nobre Silêncio ou outras regras, o participante poderá ser excluído da prática.
     
  12. Em caso de desistência, antes de encerradas as inscrições, o valor da participação será restituído com um desconto de 10% (Atenção: idem para depósitos e envio de comprovantes, após esgotamento das vagas). Depois de encerradas, mas antes do início do Retiro*, será devolvido 50% do valor.

 

 

* Até às 23:59 do último dia útil antes do início do retiro.** Entende-se por “iniciado o retiro”, a partir das 00:00 do dia de início.

 

.

 

 

Período:

02 a 05 de março de 2019

 

Chegada:

Dia 02 de março entre 13h e 14h

 

Saída:

Dia 05 de março às 12h.

 

Local:

Templo Zu Lai
 

Inscrições: Até 20 de fevereiro de 2019,
ou esgotamento das vagas. Inscrições prorrogadas até o dia 26 de fevereiro.
 

Locais de Inscrição: Pessoalmente,
pelo site do Templo Zu Lai e/ou nos
Templos Fo Guang Shan na América do Sul