Fundação Filhos de Buda 4777-1344

 

Templo Zu Lai e a Blia contam com a sua contribuição para que essa importante obra socioeducativa possa ser mantida e ampliada por cada vez mais generosos colaboradores.

 

As origens

 

Trata-se de um projeto socioeducativo criado pela Associação Internacional Luz de Buda (Blia) e pelo Templo Zu Lai em março de 2003, em resposta aos problemas sociais identificados na região do bairro Santa Ângela em Cotia, São Paulo. Sua missão é possibilitar a formação integral de crianças e adolescentes em situação de risco e estimular o exercício da cidadania, promover a inclusão social e criar os alicerces para a construção de um mundo melhor, possibilitando que as crianças e os jovens desenvolvam suas potencialidades em oficinas de arte, dança, esporte e cultura em geral. Os “Filhos de Buda” recebem, entre outros treinamentos, aulas de língua estrangeira e reforço escolar, além de terem à sua disposição um “Círculo de Livros”  para o estímulo da boa leitura.

 

O projeto é desenvolvido por uma equipe técnica especializada que mantém ações direcionadas à infância e à adolescência, com objetivo de neles instilar o conhecimento e a vontade de se capacitarem para a vida. A fundação está se consolidando ao longo dos anos, com um aumento considerável de participantes que recebem amplo acompanhamento pessoal, familiar, cultural, profissional, de saúde e de cidadania.

 

Os trabalhos desenvolvidos junto às famílias desses jovens incluem palestras sobre saúde, drogas e sexualidade além de outros temas importantes. A grandiosidade da tarefa, também traz custos grandiosos e para que essa missão prossiga com estabilidade por tempo ilimitado, o Templo Zu Lai e a Blia necessitam ampliar o número de seus doadores e desta forma gostaria de sensibilizar seus discípulos, frequentadores, simpatizantes do budismo e todos os nossos visitantes para que se engajem nessa valiosa empreitada.

 

 

A trajetória

 

2003: Tem início, em março, o Projeto Filhos de Buda, por iniciativa da Reverenda Mestra Sinceridade, abadessa do Templo Zu Lai e representante legal da Blia, com a participação de 108 crianças e jovens residentes no Jardim Santa Ângela, bairro periférico de Cotia, localizado no km 21 da Rodovia Raposo Tavares. Naquela época os participantes recebiam treinamento em Ginástica Rítmica.
 

2004: Trans corrido um ano de sua ação, o Projeto passa a atender 210 integrantes em treinamento de Ginástica Rítmica e em novas atividades.
 

2005: Ganham destaques os trabalhos desenvolvidos junto à comunidade. A capacitação de crianças e jovens atinge então a marca dos 300 inscritos.
 

2006: Iniciam-se os treinamentos profissionalizantes e de capacitação além de ciclo de palestras para pais e alunos, com abertura de novas vagas.
 

2007: Foi inaugurado seu Centro de Educação Luminar.
 

2008: Nova proposta pedagógica é adotada, agregando outras atividades para o desenvolvimento dos jovens.
 

2009: O projeto transforma-se em fundação, passando à denominação de Fundação Filhos de Buda.
 

2010 e 2011 Consolidam-se a importância e o reconhecimento da eficácia de suas ações.
 

2012 e 2013: O Templo Zu Lai e a Blia motivam discípulos e simpatizantes à sua causa encorajando todos a engrossarem as fileiras de doadores e mantenedores do projeto.

 

 

Centro de Educação Luminar

 

Em 2007 as atividades dos Filhos de Buda foram transferidas do Tempo Zu Lai para o novo Centro de Educação Luminar, inaugurado em 19 de janeiro daquele ano, e localizado no bairro Jardim Santa Ângela em Cotia, São Paulo. O terreno para a sua construção foi cedido pela Prefeitura Municipal de Cotia, tendo nas proximidades uma creche, uma escola de ensino fundamental, um posto de saúde e uma área esportiva para a comunidade. Sua construção marcou um novo capítulo na vida do Projeto, já que as atividades passaram a ser desenvolvidas em prédio especialmente construído para o desenvolvimento das atividades numa área próxima às residências das crianças e jovens assistidos.

 

O Centro abriga quadra esportiva, salas de aula, sala de informática, espaço para dança e para a prática de meditação, sala de leitura, salão para eventos e refeições, brinquedoteca, oficina de artes e clínica odontológica, além de um jardim com playground.

 

 

Proposta pedagógica

 

Com o propósito de formar jovens psicologicamente equilibrados e com capacitação que lhes permita desenvolver seu potencial humano, dentro de princípios sadios e interessados em promover a felicidade do outro o Projeto recebe crianças e jovens entre 8 a 17 anos oferecendo a eles estudos teóricos e práticas que visem um melhor autoconhecimento por meio de uma relação saudável com do mundo.

 

Para tal, a proposta pedagógica está distribuída em atividades de formação ética, ;profissionalizante, esportiva, acadêmica e artística por meio da oferta das seguintes atividades:

 

  • Ginástica Rítmica
  • Alfabetização
  • Autodisciplina 
  • Música/Coral
  • Balé
  • Artesanato
  • Informática
  • Oficinas Culturais
  • Comunicação e Expressão
  • Kung Fu
  • Capoeira
  • Futebol
  • Teatro
  • Pintura
  • Desenho
  • Aulas de Inglês
  • Palestras sobre saúde, educação e outros temas
  • Meditação

 

Jovens e crianças são orientados a seguir cinco condutas éticas estando ao mesmo tempo comprometidos com a honestidade, a determinação, a diligência, a disciplina e o respeito. São elas:

 

  1. Não matar;
  2. Não roubar;
  3. Não mentir;
  4. Não ter má conduta sexual;
  5. Não se entorpecer com álcool, fumo ou drogas

 

 

Como contribuir:

O Templo Zu Lai e a Blia contam com a sua colaboração para levar adiante as atividades da Fundação Filhos de Buda, que assiste a centenas de crianças e jovens, além de seus familiares. Sua ajuda permitirá que continuemos beneficiando a todos, para que possam, de fato, ter um futuro promissor longe da ociosidade, da marginalização, envolvimento com drogas, bem como de outras situações de risco.

 

 

Meios de contribuição

 

As doações para a Fundação Filhos de Buda, CNPJ nº 10.740.848/0001-00  podem ser feitas por meio de depósito bancário no Banco Itaú– Agência 3218 – Conta corrente nº 32441-0. Pessoalmente no Templo Zu Lai, à Estrada Fernando Nobre, 1461 – Cotia – São Paulo (Altura do Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares) ou no Centro de Meditação Fo Guang Shan (Liberdade) àRua São Joaquim 460 (cobertura) – São Paulo – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo tel.: (11) 4612-2895 ou pelo e-mail: zulai@templozulai.org.br.

 

Sua doação será destinada à provisão dos seguintes itens:

 

  •  Víveres: para compra de cestas básicas distribuídas às famílias que têm filhos matriculados na Fundação.

 

  • Transporte: contratado quando são realizados eventos, campeonatos, atividades esportivas e extracurriculares em outros locais.
     
  • Alimentação: oferecida aos alunos no período em que se encontram em atividades na Fundação.
     
  • Vencimentos:muito embora a Fundação receba o imprescindível e gracioso apoio de muitos voluntários, em certos casos faz-se necessário o pagamento de alguns técnicos e profissionais especializados.
     
  • Vestimentas: concedidas a todos os participantes os quais recebem, periodicamente, uniformes, calçados e agasalhos.
     
  • Materiais Esportivos: adquiridos para que os jovens possam ter à sua disposição, itens destinados às práticas esportivas regulares, aos treinamentos e às competições.

 

  • Materiais diversos: utilizados em cursos profissionalizantes além dos destinados aos serviços médicos e odontológicos.