Venerável Mestre
Hsing Yün

 

 

O FALECIMENTO DO FUNDADOR DE FO GUANG SHAN – VENERÁVEL MESTRE HSING YÜN, AOS 97 ANOS

 

Principais Eventos dos 80 Anos do Venerável Mestre Hsing Yün

 

 

Na manhã do dia 6 de fevereiro de 2023, às 5 horas, no raiar do dia, mais de mil discípulos leigos e monásticos da Ordem Fo Guang Shan ajoelharam-se no pátio da Principal Sala de Cerimônias do Monastério para ouvir o anúncio feito pelo Reverendo Mestre Hsin Bau, de que o Presidente do Corpo Diretivo e Fundador da Ordem Fo Guang Shan, Venerável Mestre Hsing Yün, havia falecido às 17h do dia 5 de fevereiro de 2023. Ele estava com 97 anos e deixou este mundo em meio a solene recitação do nome do Buda, entoada pelos monges do monastério que criou.

 

Com grande tristeza e pesar, a congregação lamentava, não apenas a perda de seu Mestre, mas também a perda de uma das maiores lideranças budistas que o mundo conhecera. Diante da realidade de que seus olhos celestiais e humanos haviam agora se fechado e sua balsa de sabedoria partido, os discípulos oravam pelo seu pronto renascimento neste mundo.

 

O Venerável Mestre Hsing Yün dedicou sua vida à propagação do Budismo Humanista e à concretização da Terra Pura em Fo Guang Shan. Nos últimos 56 anos, desde a fundação do monastério, ele estabeleceu mais de 300 templos no mundo inteiro, fundou cinco universidades, em Taiwan, Estados Unidos, Austrália e Filipinas, bem como a Associações Internacionais Luz de Buda, com milhões de membros. Incontáveis pessoas beneficiaram-se a partir de seus compassivos esforços.

 

A vida do Venerável Mestre Hsing Yün pode ser representada pelo seguinte verso:

 

Com um coração cheio de compaixão e votos para salvar os demais,

Meu corpo é como o oceano do Darma, ilimitado;

Se me perguntarem o que conquistei nesta vida:

A paz e a felicidade que brilham agora pelos cinco continentes.

 

Nascido em Jiangdu, Província de Jiangsu, ele viveu como um cidadão do mundo

 

O Venerável Mestre Hsing Yün nasceu em Jiangdu, Província de Jiangsu, em 1927. Ele cresceu na pobreza e, aos 12 anos de idade, acompanhou sua mãe à cidade de Nanquim, para buscar, sem sucesso, pelo seu pai. Ao passarem pelo Monastério Qixia, ele conheceu o Venerável Mestre Zhi Kai e foi ordenado por ele. Aos 15 anos de idade, recebeu ordenação plena no monastério pelo Reverendo Mestre Ruoshun. Seu templo ancestral é o Templo Dajue de Yixing, na cidade de Yixing, em Jiangsu. Recebeu o nome de “Wuche”, como seu nome de Darma, além do epíteto “Jingjue”, como 48º Patriarca da Escola Linji e Patriarca Fundador da Ordem de Fo Guang Shan.

 

Por mais de 80 anos, o Venerável Mestre trabalhou para propagar o Darma como um cidadão do mundo, inspirando e transformando para sempre a vida de muitos. Ele foi seguido por mais dois mil discípulos monásticos e milhões de pessoas pelos cinco continentes. Ele também ordenou mais de cem herdeiros de Darma para darem continuidade aos seus ensinamentos.

 

Em 1967, ele fundou Fo Guang Shan, no topo de uma colina repleta de bambuzais localizada na humilde região de Dashu, no distrito de Kaohsiung, com Quatro Objetivos: propagar o Darma através da cultura; fomentar talentos através da educação; beneficiar a sociedade através da caridade; e purificar as mentes humanas através da prática espiritual. Integralmente dedicado à promoção do Budismo Humanista, ele posteriormente realizou o grande voto: “Que a Luz do Buda brilhe universalmente; Que a Água do Darma flua pelos Cinco Continentes”.

 

Após 56 anos da fundação de Fo Guang Shan, ele estabeleceu mais de 300 templos ao redor do mundo, como o Templo Hsi Lai, nos Estados Unidos; o Templo Nan Tien, na Austrália; o Templo Nan Hua, na África; e o Templo Zu Lai, no Brasil. Todos são os maiores templos budistas em seus respectivos continentes.

                                                                      

Fundador de cinco universidades, em Taiwan, Estados Unidos, Austrália e Filipinas

 

No campo da Educação, ele fundou a Universidade do Oeste, nos Estados Unidos; a Universidade de Nan Hua, em Taiwan; o Instituto Nan Tien, na Austrália, e a Faculdade Guang Ming, nas Filipinas. Ele ainda fundou 16 Colégios Budistas, 27 Galerias de Arte, Bibliotecas, Editoras, Livrarias, Bibliotecas Itinerantes, mais de 50 Escolas de Chinês, a Escola Vocacional Chih-Kuang, a Escola Pu-Men de Ensino Médio, a Escola Jun Tei de Ensino Fundamental, a Escola Experimental Junyi, além de diversas creches.

 

No campo da Filantropia, desde 1970, de modo sucessivo, ele estabeleceu Lares Infantis, a Casa de Repouso dos Idosos de Fo Guang, a Fundação Compaixão, o Lar de Idosos Jen-Ai, clínicas móveis de saúde, a Clínica Fo Guang, centros móveis de assistência psicológica, e auxiliou na criação de lares de idosos pelo condado de Kaohsiung. Ele ainda patrocinou as Escolas de Ensino Primário e Fundamental de Fo Guang, incluindo dezenas de Hospitais de Fo Guang na China continental, conduzindo membros da Associação Internacional Luz de Buda à doação de cadeiras de rodas e casas pré-moldadas, promovendo auxílio emergencial e assistência, bem como educação para jovens, idosos e pessoas carentes.

 

Autor de 395 obras e promotor da disseminação cultural

 

 

Na Propagação do Darma através da cultura, ele supervisionou a criação do Cânone Budista Fo Guang e do Dicionário Fo Guang. Em 1978, fundou o Centro de Publicações Fo Guang, seguidos pela Fundação Fo Guang Pela Educação e Cultura, em 1988. Aprofundando seus esforços, foram fundadas em 1997, a Corporação Gandha Samudra e o canal de TV, Luz de Buda (posteriormente renomeado como TV Beautiful Life). Nos anos 2000, ele fez história ao lançar o Jornal Diário The Merit Times. O primeiro jornal diário fundado por uma comunidade budista. Como um prolífero escritor, seus livros hoje totalizam 395 volumes e estão reunidos em um corpo literário chamado A Obra Completa do Venerável Mestre Hsing Yün.

 

Em 1992, a Associação Internacional Luz de Buda (BLIA) foi criada em Los Angeles, EUA. O Venerável Mestre Hsing Yün foi eleito o Presidente Honorário da Sede Mundial da BLIA. Desde sua concepção, a Associação vem crescendo, com divisões estabelecidas em mais de 170 países ao redor do planeta, tornando-se a maior organização da comunidade chinesa do mundo. Em 2003, a BLIA alcançou o marco do reconhecimento oficial como Organização Não Governamental das Nações Unidas.

 

O Venerável Mestre, com a dedicação de uma vida inteira à educação e cultural, recebeu numerosos títulos e menções honrosas. Desde 1978, ele tem sido condecorado com diplomas de doutorado honorários por universidades prestigiadas mundialmente, bem como com o distinto título de Professor Honorário.

 

Em fevereiro de 1998, o Venerável Mestre embarcou numa jornada a Bodhgaya, na Índia, onde reascendeu com sucesso a Linhagem de Ordenação de Bhikkhuni (monjas) através da transmissão da Tríplice Plataforma de Ordenação Plena. O evento representou um importante marco na história do budismo, pois essa linhagem passou mais de mil anos perdida. O Venerável Mestre também foi uma voz atuante pelo reconhecimento do nascimento do Buda como um feriado nacional, e em 1999, isso foi atingido com o reconhecimento oficial pelo corpo legislativo de Yuan.

 

Em dezembro de 2011, o o Museu do Buda de Fo Guang Shan, sob a visionária liderança do Venerável Mestre Hsing Yün, foi finalizado e aberto ao público. Como um fomentador da harmonia entre as crenças, o Venerável Mestre introduziu o evento anual, “Quando Buda Encontra com Deus”, que contemplou o encontro histórico de estátuas de Buda e divindades de diversas religiões, estabelecendo um novo recorde mundial para a maior convergência de representações de religiões diversas em um único local.

 

Criando Pontes para as Relações Internacionais e Através do Estreito, para o Benefício do Mundo

           

Ao longo de sua vida, o Venerável Mestre Hsing Yün construiu vínculos com numerosos líderes mundiais, incluindo o Rei da Tailândia, Bhumibol, “O Grande”; o Primeiro-Ministro da Índia, Jawaharlal Nehru; o Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore; diversos Primeiros-Ministros da Malásia; os líderes da China continental, Yang Shangkun, Jiang Zheming, Hu Jinao e Xi Jinping; os Primeiros-Ministros de Singapura, Lee Kuan Yew e Lee Hsien Loong; o Primeiro-Ministro da Austrália, Tony Abbott; além de líderes de diversos países do Sudeste Asiático, bem como com os Ex-Presidentes de Taiwan, incluindo Chiang Ching-kuo, Chen Shui-bian,  Ma Ying-jeou e Tsai Ing-Wen. Para além de líderes políticos, ele também teve a oportunidade de interagir com figuras religiosas como a Presidente da Comunidade Mundial de Budistas, H.S.H. (Sua Serena Santidade) Princesa Poon Pismai Diskul, o Papa João Paulo II e o Papa Bento XVI.

 

Em um contínuo empenho para avançar na educação cultural e encorajar as relações harmoniosas Através do Estreito (faixa marítima que separa Taiwan da República Popular da China) visando a paz mundial, o Venerável Mestre Hsing Yün empreendeu diversos esforços nos anos recentes. Isso incluiu a restauração do seu templo ancestral, Templo Dajue de Yixing, bem como o estabelecimento de diversas instalações educacionais e culturais como o Museu da Academia Chinesa, a Biblioteca Yangzhou Jianzhen, o Prédio da Luz de Buda na Universidade de Nanjing, o Salão de Palestras de Yangzhou, a Fundação para Educação e Cultura do Venerável Mestre Hsing Yün, e a reconstrução do Templo Tianlong de Nanjing. Esses esforços refletiram o inabalável compromisso do Venerável Mestre em nutrir um mundo melhor para todos.

 

A vida do Venerável Mestre Hsing Yün foi um reluzente exemplo dos ensinamentos do Buda. Ao longo de sua vida, ele dedicou-se a servir incontáveis pessoas, proporcionando orientação e esperança para budistas em toda a parte. Apesar de sua passagem, suas conquistas deixaram um indelével impacto no mundo e continuará a inspirar futuras gerações. O legado do Venerável Mestre Hsing Yün viverá e seu comprometimento inabalável em propagar o Budismo Humanista e liberar os seres sencientes será para sempre lembrado. Em nome de toda a comunidade budista, nós respeitosamente e sinceramente oferecemos nossos votos pelo rápido e auspicioso renascimento do Venerável Mestre Hsing Yün.

 

Estrelas e nuvens, tão vastas que quase são infinitas,

Lançando sua luz nos cinco continentes e todo o mundo;

Hoje, ao dizer adeus e alcançar a margem de lá,

Que o seu retorno para beneficiar o mundo seja rápido.