Venerável Mestre
Hsing Yün

 

A Breve Biografia do Venerável Mestre Hsing Yün

 

O Venerável Mestre Hsing Yün nasceu na China continental em 22 de julho de 1927. Tornou-se monge noviço aos 12 anos e recebeu ordenação plena em 1941. É o 48º Patriarca da Escola Lin Ji de tradição Chan.

 

Em 1949 chegou em Taiwan, em 1967, fundou a Ordem Budista de Fo Guang Shan (Montanha da Luz de Buda). Com os objetivos de propagar o Darma através da cultura; promover talentos através da educação; beneficiar a sociedade através da caridade e purificar as mentes das pessoas através do cultivo espiritual, dedicou seus esforços à propagação do Budismo Humanista. Além disso, ele integrou tradição e modernidade ao estabelecer as regras e regulamentos que foram elaborados e publicados nas Regras e Regulamentos da Ordem Budista de Fo Guang Shan, trazendo o budismo a um novo marco de modernização.

 

Criou, entre outras instituições, a Universidade do Oeste (EUA), Universidade Fo Guang e a Universidade de Nanhua (Taiwan), o Instituto Nan Tien (Austrália) o Guang Ming College (Filipinas), 16 colégios budistas, 24 galerias de arte, bibliotecas, editoras, livrarias, escolas chinesas e jardins de infância.

 

Estabeleceu uma casa para crianças e idosos, clínicas e bibliotecas móveis, resgates nas catástrofes naturais e doação de cadeiras de roda ao redor do mundo, além de escolas de ensino básico e médio de Fo Guang, na China.

 

Em 1976, foi fundado o Fo Guang Academic Journal. No ano seguinte, o Comitê de Edição de Fo Guang Tripitaka foi fundado para reeditar os cânones antigos tornando a linguagem dos textos mais acessível. Em 1997, estabeleceu a Buddha’s Light Satellite Television Station (agora Beautiful Life Television); Em 2000, o Merit Times Daily News foi fundado.

 

Mais de 35 milhões de palavras do Venerável Mestre já foram publicadas (em chinês). Entre as principais obras estão: 20 volumes da Enciclopédia das Artes Budistas; a biografia Buda Shakyamuni – a vida do iluminado; Guias Essenciais para o Budismo, Entre Ignorância e Iluminação; Coleção de Artigos sobre Budismo Humanista e Afinidades Budistas ao longo de 100 Anos. Muitos dos seus trabalhos já foram traduzidos para mais de vinte idiomas e distribuídos em todos os cantos do mundo. Neste ano, a Antologia do Venerável Mestre Hsing Yün, com 365 volumes, foi publicada em Taiwan.

 

Com mais de dois mil discípulos ordenados e milhões de discípulos leigos, o Venerável Mestre espalhou os ensinamentos por toda parte. A fim de juntar forças para divulgação do Budismo Humanista, em 1991, foi fundada a Associação Internacional Luz de Buda (BLIA, na sigla em inglês). Desde então, mais de cem divisões internacionais desse organismo foram estabelecidas permitindo que “a luz de Buda ilumine amplamente Três Mil Mundos” e “a água do Darma flua constantemente pelos cinco continentes”.  Em 2003, a BLIA recebeu oficialmente o estatuto de associação das organizações não governamentais (ONG) pelas Nações Unidas.

 

Por todos os trabalhos realizados nas áreas da cultura, educação e humanidade, o Venerável Mestre já recebeu dezessete títulos de doutor honorário e dezenas premiações concebidos por diversas Universidades de todo o mundo.

 

Entre dezenas de prêmios internacionais, estão: o Prêmio Buddha Ratna dos membros de All India Buddhist Conference (1995), Prêmio Anual da Pessoa do Ano de Mídia de Massa (2010) e Prêmio de Desempenho de Vida para Líderes Empresariais Chineses (2013).

 

Construiu, em dezembro de 2011, o Memorial ao Buda, recebeu o Prêmio Nacional de Ouro para Arquitetura: Prêmio Leão de Ouro para Cultura e Educação no ano seguinte. Em três anos, o Memorial foi reconhecido como membro do ICOM (Conselho Internacional de Museus), tornando-se o primeiro museu a adquirir a adesão no menor tempo desde a abertura.

 

Para promover a paz mundial, ao longo dos anos, o Venerável Mestre reuniu-se com líderes de diferentes países, como o Rei Bhumibol, da Tailândia; o Primeiro Ministro da Índia, Jawaharlal Nehru; o Presidente Diosdado Macapagal, das Filipinas; Vice-Presidente dos Estados Unidos Al Gore e três Primeiros Ministros da Malásia, Mahathir, Abdullah Badawi e Najib, entre outros. Além disso, o Venerável Mestre também teve diálogos com outros líderes religiosos, como a Presidente da Comunidade Mundial de Budistas HSH Princesa Poon Pismai Diskul, o Papa João Paulo II e o Papa Bento XVI.

 

Em 2013, o encontro com três sucessivos presidentes da China Continental, Xi Jinping, Hu Jintao e Jiang Zemin escreveu uma nova página na história do budismo na China.

 

Monástico há mais de 70 anos, ao longo de sua vida de propagação do Budismo Humanista, o Venerável Mestre Hsing Yün, de fato, contribuiu tremendamente para a sistematização, modernização, humanização e internacionalização do desenvolvimento do budismo.

 

 

O Venerável Mestre e América do Sul

 

No ano de 1992, o Venerável Mestre Hsing Yün visita o Brasil, deixando as primeiras sementes do Budismo Humanista, fundando o Templo Zu Lai e a BLIA - Brasil. Uma de suas discípulas na comitiva que veio ao Brasil, a mestra Sinceridade, corajosamente se candidatou para estabilizar-se no Brasil para introduzir os ensinamentos do seu mestre nesta terra abençoada, junto com os simpatizantes e adeptos budistas, traçando passo a passo, atividades sócio-educativas tais como:

 

a. Várias Campanhas de assistência social ao ano, levando alimentos e itens de primeira necessidade à população carente;

 

b. Doação de cadeiras de rodas;

 

c. Ajuda humanitária em catástrofes e desastres como: enchentes em São Paulo, no Rio de Janeiro e Santa Catarina no Brasil, terremoto no Chile, entre outras;

 

d. Instituiu a Fundação Filhos de Buda, auxiliando na educação de crianças das comunidades menos favorecidas, cultivando nelas os princípios éticos e morais da retidão e responsabilidade, proporcionando-as a possibilidade de um futuro promissor. 2016, dando 100% bolsas de estudos para mais de 20 jovens de Cotia e cidades próximas para estudar na Universidade Nan Hua em Taiwan.  

 

f. Publicação de veículos de comunicação (jornais, revistas, livretos, livros) em português sobre os ensinamentos da sabedoria milenar budista, propagando mensagens positivas e otimistas, purificando a sociedade brasileira.

 

Foi outorgado título Cidadão Cotiano pela Câmera Municipal de Cotia no dia 18 de março de 2016 e título Honoris Causa pela Embaixada da Paz, Brasília Distrito Federal no ano 2022 em reconhecimento e agradecimento pelas grandiosas ações desenvolvidas em favor da Paz Mundial.

 

Estabeleceu em vários estados do Brasil assim como em países da América do Sul como Argentina, Chile e Paraguay, Centros e Templos para atender à população, como refúgio e abastecimento espiritual para os que buscam a paz e tranquilidade, que está cada vez mais difícil nesta sociedade frenética e conturbada.

 

No Paraguai, na cidade Cuidad de Leste, membro da BLIA juntaram esforços para auxiliar e ampliar o sistema de saúde da cidade, fundando o Hospital Los Angeles em 2003 salvando até presente data, mais de 10.000 bebês prematuros, sem contar os inúmeros atendimentos gratuitos a população mais necessitada com equipamentos modernos e uma equipe de proficionais qualificados.

 

Dentre os vários reconhecimentos ao trabalho do Venerável Mestre Hsing Yün e de seus discípulos espalhados pela América Latina, foi instituído pela Presidência da República, a Lei No. 12.623 de 9 de maio de 2012, e publicado pelo Diário Oficial do dia 10 de maio de 2012, onde instituiu o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni, a ser comemorado anualmente no segundo domingo de maio, e o incluiu no calendário oficial de datas e eventos brasileiro. Lei esta que foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidente Dilma.

 

O Venerável Mestre faleceu no dia 5 de fevereiro de 2023. Ele estava com 97 anos e deixou este mundo em meio a solene recitação do nome do Buda, entoada pelos monges do monastério que criou.