Publicações

Capa_Sutra-do-Buda-da-Medicina.jpg

 

Sutra do Buda da Medicina

Venerável Mestre Hsing Yün

 

“Nosso mundo sofre de uma ampla gama de enfermidades modernas. Mesmo não sendo classificadas como doenças pela medicina tradicional, elas provocam muito sofrimento e precisam ser tratadas.


Algumas são doenças ambientais, como poluição ambiental, destruição dos recursos naturais e poluição sonora. Outras são sociais, como violência, assédio sexual, materialismo, sequestros e outros crimes. Há também doenças educacionais, como o abuso físico e emocional dos alunos e a crescente falta de respeito pela autoridade. E existem as doenças econômicas, como o oportunismo, a cobiça e a corrupção. Também há doenças religiosas, que incluem práticas supersticiosas, religiões que incentivam práticas nocivas e interpretações incorretas de conceitos religiosos. Enfermidades relacionais são a infidelidade, a poligamia e o estupro. As doenças mentais incluem inveja, desconfiança e ressentimento.


Podemos procurar auxílio médico para tratar as enfermidades físicas, mas as doenças que acabamos de listar só serão curadas por nossos próprios esforços, no sentido de desenvolver o caráter, cultivar a sabedoria e praticar o Darma. O budismo pode ser aplicado como um medicamento para curar a mente de pensamentos destrutivos e doentios, que criam terreno para a proliferação de todas as moléstias mencionadas.

 

Sumário

 

Parte I
SUTRA DO BUDA DA MEDICINA

 

Introdução
Sutra das Meritórias Virtudes e dos Votos Originais do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal

 

Oração ao Buda da Medicina

 

Parte II
BUDISMO, MEDICINA E SAÚDE

 

Introdução
Budismo e ciência médica
O Buda como o grande médico
Teorias médicas do budismo
Contribuição dos monges para a medicina
Conclusão

 

Obras citadas
Glossário
Sobre o autor