O primeiro período do ensinamento do Buda é chamado de “Primeiro giro da Roda do Darma” ou “Giro explicativo da Roda”. Foi nessa época que o Buda expôs as verdades básicas em que se fundamenta sua iluminação.
A respeito das Quatro Nobres Verdades, disse ele no Sutra Dharma-chakra (Sutra sobre os Giros da Roda do Darma): “Isto é o sofrimento; tem a natureza ‘opressiva’. Esta é a causa do sofrimento; tem a natureza de ‘apego’, ‘aferro’ ou ‘acúmulo’. Isto é a cessação do sofrimento; tem a natureza de ‘compreensão’ ou ‘despertar’. Este é o caminho para a cessação do sofrimento; tem a natureza de ‘cultivo’”.
O Giro Persuasivo da Roda do Darma
O segundo giro da Roda do Darma é também conhecido como “Giro persuasivo da Roda” porque se refere ao período em que o Budaconvenceu seus discípulos a extinguir o sofrimento através da compreensão total das Quatro Nobres Verdades. Nessa época, ele abordou essas verdades da seguinte maneira, no Sutra Dharma-chakra (Sutra sobre os Giros da Roda do Darma): “Isto é sofrimento, vocês devem compreendê-lo. Esta é a causa do sofrimento, vocês devem eliminá-la. Esta é a cessação do sofrimento, vocês devem despertar para ela. Este é o caminho para a cessação do sofrimento, vocês devem praticá-lo”.
O Giro Comprovado da Roda do Darma
O terceiro giro da Roda do Darma também é chamado de “Giro Comprovado da Roda”, porque nesse período o Buda se colocou como exemplo de alguém que havia alcançado a completa iluminação, dizendo que, se ele conseguira, todos poderiam conseguir também. Nessa época, ele falou da seguinte forma sobre as Quatro Nobres Verdades, no Sutra Dharma-chakra (Sutra sobre os Giros da Roda do Darma): “Isto é sofrimento, eu o conheço. Esta é a causa do sofrimento, eu já a eliminei. Esta é a cessação do sofrimento, já despertei para ela. Este é o caminho que leva à cessação do sofrimento, já o pratiquei”.
O Buda é algumas vezes chamado de “O grande médico”, uma vez que os seus ensinamentos podem nos curar do nosso apego doentio à ilusão. A melhor forma de acabar com o sofrimento é compreender bem as Quatro Nobres Verdades, porque, depois disso, será muito mais fácil entender os outros ensinamentos do Buda.
A compreensão e a prática dos ensinamentos do Buda levam infalivelmente à libertação da dor e do sofrimento. O Buda é o médico e tem o remédio; só precisamos tomá-lo. As Quatro Nobres Verdades do Buda constituem a cura para o sofrimento humano.
O grande bodisatva Manjushri (...) disse à assembleia de bodisatvas:
“Discípulos do Buda deste mundo Saha, a Nobre Verdade do Sofrimento tem vários significados, como retribuição, opressão, mudança constante, apego às condições, agrupamento de condições, dor dilacerante, dependência dos sentidos, loucura, doença e estupidez.
Discípulos do Buda deste mundo Saha, a Nobre Verdade da Origem do Sofrimento tem muitos significados, como apego, destruição, amor obstinado, pensamento iludido, sedução do desejo, determinação errônea, teia de condições, discurso vazio, passividade e aferro a fontes degradadas.
Discípulos do Buda deste mundo Saha, a Nobre Verdade da Cessação do Sofrimento tem vários significados, como não argumentação, deixar a poeira para trás, paz perfeita, não ter percepção ilusória, estar além da deterioração, não ter natureza de seu próprio ser, não ter obstáculos, extinção, saber a verdade e habitar na natureza de seu próprio ser.
Discípulos do Buda deste mundo Saha, a Nobre Verdade do Caminho da Cessação do Sofrimento tem muitos significados, como o Veículo Único, desejo de tranquilidade, o guia, plenitude sem distinções, equanimidade, renúncia, não ter anseios, seguir os passos dos santos, o caminho dos sábios e os dez tesouros.
Discípulos do Buda deste mundo Saha, as Quatro Nobres Verdades têm quatro quatrilhões de nomes e significados, que são compreendidos pelos seres sencientes conforme as suas tendências. Essa pluralidade de significados mostra aos seres sencientes como conquistar o controle sobre a mente”.
Sutra Avatamsaka (Sutra da Guirlanda de Flores)
Trecho do Capítulo 2 do livro Budismo Significados Profundos, Venerável Mestre Hsing Yün,
Escrituras Editora, 2ª edição revisada e ampliada, São Paulo, dezembro de 2011.